Norte de Gaza passa a ter pausas humanitárias de quatro horas todos os dias
MOHAMMED SALEM

Terminado

Mundo

Norte de Gaza passa a ter pausas humanitárias de quatro horas todos os dias

Ao 34.º dia de conflito entre Israel e o Hamas, Portugal vai contribuir com 10 milhões de euros de ajuda humanitária. A ONU “responde” a acusações do Hamas, garantindo que não está a “empurrar palestinianos” para o sul de Gaza. Chefes da diplomacia reúnem-se, em Paris, numa Conferência Humanitária sobre Gaza. Irão rejeita pedido dos G7 para deixar de apoiar o Hamas. Acompanhe aqui os últimos desenvolvimentos.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigado por nos ter acompanhado.

IHezbollah diz ter atingido dois tanques israelitas causando "mortos e feridos"

O movimento xiita libanês Hezbollah garantiu que atingiu dois tanques israelitas durante um ataque com mísseis contra uma posição militar, causando "mortos e feridos" entre os seus ocupantes.

O grupo armado libanês reivindicou, em comunicado, a autoria do lançamento de mísseis contra o posto de Metula, no norte de Israel.

O ataque atingiu tanques do tipo Merkava e causou um número indeterminado de vítimas, assegurou.

Rússia "chocada" com atrasos na retirada dos seus cidadãos de Gaza

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia afirmou estar "chocado" com os atrasos na retirada para o Egito dos cidadãos russos presos em Gaza, o que, segundo Israel, pode demorar até duas semanas.

"Ontem ficámos chocados quando ouvimos uma declaração do embaixador israelita em Moscovo, segundo a qual a elaboração das listas russas (para retirada) poderia demorar até duas semanas", afirmou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

ONU quer estar envolvida na coordenação de pausas humanitárias em Gaza

Norte de Gaza passa a ter pausas humanitárias de quatro horas todos os dias

Lusa

O porta-voz da ONU alertou que qualquer pausa humanitária em Gaza, como as anunciadas hoje por Washington, deve ser coordenada com a Organização, já que é responsável pelo envio desse tipo de ajuda ao enclave.

Além disso, o porta-voz Stéphane Dujarric lembrou que estas medidas devem envolver todas as partes: "obviamente, para que isto seja feito de maneira segura para fins humanitários, todas as partes em conflito devem estar de acordo para que seja verdadeiramente eficaz", disse ainda, durante uma conferência de imprensa em Nova Iorque.

A Casa Branca anunciou hoje que Israel se comprometeu a permitir "pausas humanitárias" diárias de quatro horas no norte de Gaza para permitir a saída de civis.

Chegou ao Egito novo grupo de feridos e de cidadãos estrangeiros

Norte de Gaza passa a ter pausas humanitárias de quatro horas todos os dias

Lusa

Um grupo de 12 palestinianos feridos foi transferido de Gaza para o Egito, através de Rafah, juntamente com um número desconhecido de cidadãos estrangeiros, informaram as autoridades egípcias.

O Ministério da Saúde do Egito disse, em comunicado, que um grupo de 12 palestinianos feridos chegou ao território egípcio para receber atendimento médico aos seus ferimentos causados pelos incessantes bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza.

"Todos os casos vão receber cuidados médicos das equipas médicas presentes na passagem de Rafah ou dentro dos hospitais", disse o porta-voz oficial do Ministério, Hossam Abdel Ghaffar, citado no comunicado.

Israel intercetou míssil que se dirigia para Eliat

Norte de Gaza passa a ter pausas humanitárias de quatro horas todos os dias

SIC Notícias

O sistema de defesa antiaérea de longo alcance Arrow intercetou um míssil que se dirigia para a cidade portuária de Eilat,. A informação foi avançada pelas Forças de Defesa de Israel.

Doadores prometem mais de mil milhões de euros em ajuda humanitária a Gaza

Norte de Gaza passa a ter pausas humanitárias de quatro horas todos os dias

Lusa

Os países que participaram na conferência Humanitária para a População Civil de Gaza, promovida por Emmanuel Macron, em Paris, comprometeram-se com uma ajuda superior a mil milhões de euros até ao final do ano.

"Os números relativos aos compromissos assumidos na conferência estão ainda a ser consolidados, mas é certo que a fasquia dos mil milhões de euros será ultrapassada", declarou o Palácio do Eliseu.

Uma grande parte desta ajuda será utilizada para satisfazer as necessidades das Nações Unidas para ajudar a população de Gaza e da Cisjordânia, estimadas em 1,2 mil milhões de dólares (cerca de 1,120 mil milhões de euros) até ao final de 2023.

Israel acusa Jihad Islâmica de fazer "guerra psicológica"

Norte de Gaza passa a ter pausas humanitárias de quatro horas todos os dias

SIC Notícias

Israel descreveu os vídeos divulgados pela Jihad Islâmica, de dois reféns detidos em Gaza, como um importante sinal de vida, mas recusou-se a dizer se seriam libertados, afirmando que isso seria fazer parte da "guerra psicológica" dos captores.

"É um sinal de vida e é importante", declarou o porta-voz militar israelita, Daniel Hagari, quando questionado sobre a mulher idosa e o rapaz detidos pela Jihad Islâmica. "Vou, de momento, ignorar a questão da sua libertação... Seremos os primeiros a informar as famílias antes que algo aconteça"

Jihad Islâmica disposta a libertar reféns israelitas

Norte de Gaza passa a ter pausas humanitárias de quatro horas todos os dias

SIC Notícias

O grupo da Jihad Islâmica em Gaza, através de um vídeo, refere que disposto a libertar dois reféns israelitas por razões humanitárias e médicas.

Esta é a primeira vez desde o início da guerra em que este grupo oferece a libertação de reféns, e a primeira vez que divulga um vídeo de reféns para mostrar que ainda estão vivos.