Mundo

Voo do futuro: táxi aéreo elétrico rápido e silencioso nos céus de Nova Iorque

Fabricante norte-americano Joby Aviation atingiu um marco significativo ao realizar com êxito o primeiro voo do seu táxi aéreo elétrico no coração de Nova Iorque.

Loading...

O fabricante de aeronaves elétricas Joby Aviation realizou o primeiro voo de teste do seu táxi aéreo elétrico com sucesso. Joeben Bevirt, fundador e CEO, quer pôr a sua invenção a voar nos céus de Nova Iorque dentro de dois anos.

O voo de exibição realizado no Heliporto Downtown Manhattan a 12 de novembro marcou a primeira vez que Joby voou em ambiente urbano e o compromisso da empresa em transformar o transporte urbano.

"Acomoda um piloto e quatro passageiros e voa a velocidades até 320 quilómetros por hora, e o que isso significa é que um voo daqui de Manhattan para (o aeroporto) JFK pode levar apenas 7 minutos", disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation. "Estas aeronaves são dramaticamente mais silenciosas, o que significa que podemos colocar locais de descolagem e aterragem em mais lugares em cidades como Nova Iorque."

Com planos ambiciosos para lançar serviços de táxi aéreo em 2025, em parceria com a Delta Air Lines, a Joby promete viagens rápidas e ecológicas, contribuindo para uma Nova Iorque mais sustentável e menos ruidosa.

A empresa recebeu a certificação da Federal Aviation Administration (FAA) para testes de voo, um passo mais próximo das operações comerciais.

Ao contrário de outros fabricantes de aeronaves elétricas de descolagem e aterragem vertical (eVTOL), que planeiam vender aeronaves para clientes como companhias aéreas e empresas de logística, o modelo de negócios de Joby é semelhante ao dos transportes coletivos através de plataformas eletrónicas.

O autarca da cidade de Nova Iorque, Eric Adams, anunciou planos para eletrificar o heliporto, posicionando Nova Iorque como líder global em voos limpos e silenciosos.

"Aqui, no Heliporto de Downtown Manhattan, vamos estabelecer o primeiro heliporto do mundo com infraestrutura para helicópteros elétricos desta natureza – o primeiro deste país. Esta é uma visão nova e ousada sobre o que queremos realizar como cidade. Sabemos o quão importante é também reduzir o ruído".