Mundo

Libertação de reféns: “Este é simultaneamente o melhor e o pior acordo”

A comentadora da SIC, Clara Ferreira Alves, explicou que este acordo é conseguido devido à “enorme pressão americana e à pressão das famílias que estavam todos os dias a manifestar-se”.

Loading...

O primeiro-ministro israelita confirmou que estão a ser feitos progressos na libertação dos reféns detidos pelo Hamas. As declarações surgem depois do Qatar ter dito que o acordo estará já nos detalhes finais e poderá permitir a libertação de 50 reféns.

Para a comentadora da SIC, Clara Ferreira Alves, este é o “simultaneamente o melhor e o pior acordo”.

“O melhor para as 50 famílias dos 50 reféns que em princípio serão libertados e o pior acordo para todos os outros que são cerca de 240 reféns”, explicou Clara Ferreira Alves.

A comentadora da SIC referiu ainda que acordo é conseguido devido à “enorme pressão americana e à pressão das famílias que estavam todos os dias a manifestar-se”.

“Vai ser extraordinariamente difícil, porque os militares não gostam de parar a guerra. Mas o Hamas obteve aqui uma vitória que durante seis horas por dia não haverá drones e vigilância de Israel em Gaza”.

E acrescentou:

“Isto permite ao Hamas avaliar a sua situação no terreno, provavelmente, provocar armadilhas onde elas não existem, avaliar a posição israelita e certamente que vai trazer mais perigos para a força militar que está a combater em Gaza”.