As passagens de fronteira entre os Estado Unidos e o Canadá, perto das Cataratas do Niágara, foram encerradas, nesta quarta-feira, depois de uma explosão de um veículo numa ponte fronteiriça. Pelo menos duas pessoas morreram, o condutor e o passageiro do veículo.
O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, descreve a situação como “muito grave” e informa que o seu gabinete “permanecerá envolvido” no incidente durante o resto do dia.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, disse que não há sinais de terrorismo.
"Com base no que sabemos até ao momento, e que pode mudar a qualquer momento, não há nenhum sinal de atividade terrorista relacionada a este incidente", disse Hochul numa conferência de imprensa, reconhecendo que a explosão lançou um alarme geral e levou a "elevado nível de ansiedade".
Fotografias e vídeos feitos por transeuntes e publicados nas redes sociais mostraram fumo espesso, chamas e uma cabine de segurança que havia sido danificada pelas chamas.
A avaliação inicial das alfândegas e da proteção das fronteiras dos EUA sugere que o incidente no posto de fronteira entre os EUA e o Canadá foi causado por um condutor imprudente, cujas ações resultaram num acidente e num incêndio, segundo fontes familiarizadas com o assunto, citado pela agência Reuters.
A Polícia Federal (FBI) está a investigar a explosão do veículo, escreveu na plataforma X (antigo Twitter) o escritório do FBI da cidade de Buffalo, num comunicado de imprensa em que acrescentou que a situação é "muito fluida".
A governadora do estado de Nova Iorque, Kathy Hochul, disse também na rede social que a polícia do seu estado está a "trabalhar com a unidade antiterrorista do FBI para monitorizar todos os pontos de entrada" em Nova Iorque.
"Estou a caminho de Buffalo para me encontrar com autoridades policiais e equipas de emergência e atualizarei os nova-iorquinos quando mais informações estiverem disponíveis", acrescentou.
Testemunhas disseram que viram um veículo a acelerar em direção ao cruzamento do lado norte-americano da fronteira, quando se desviou para evitar outro carro e bateu numa cerca e explodiu.
“De repente, o carro subiu no ar e tornou-se numa bola de fogo de cerca de 9 ou 12 metros de altura”, descreveu uma testemunha à estação de televisão Buffalo WGRZ, citado pelo jornal canadiano Thestar.
A polícia de Toronto escreveu na rede social X que vai aumentar as patrulhas pela cidade apenas por precaução e garante que “não há ameaças conhecidas”.
A polícia regional de Peel também está a monitorar a situação em Rainbow Bridge e enviou polícias para o aeroporto de Pearson, cofirmaram na no antigo Twitter.
A causa do incidente ainda não foi apurada.
A ponte Rainbow está, neste momento, fechada em ambos os sentidos, precisamente numa data (véspera de dia de Ação de Graças) de grande movimento de veículos.
- Com Lusa
[Última atualização às 00:49]