Mundo

Com a trégua entre Israel e Hamas finalmente a iniciar: eis os detalhes do acordo

O Governo do Qatar, um dos mediadores do acordo, anunciou que o primeiro grupo de reféns, que está sob custódia do movimento islamita palestiniano, será libertado esta sexta-feira no período da tarde.

Loading...

A trégua entre Israel e Hamas vai começar, finalmente, esta sexta-feira, quando forem cinco da manhã em Portugal Continental. Os reféns também começarão a ser libertados esta sexta-feira durante o período da tarde.

O Governo do Qatar, um dos mediadores do acordo, anunciou que o primeiro grupo de reféns do Hamas será libertado esta sexta-feira no período da tarde.

A entrada em vigor do cessar-fogo de quatro dias, acordado entre os israelitas e o Hamas chegou a estar prevista para a manhã desta quinta-feira, mas foi adiado também para esta sexta-feira.

Após a libertação dos reféns, serão libertados alguns detidos palestinianos das prisões israelitas. Os 37 reféns restantes serão libertados todos os dias, dentro de um período temporal específico. O acordo prevê a libertação de 50 reféns israelitas em troca de 150 prisioneiros palestinianos.

Benjamim Netanyahu garante ainda que a Cruz Vermelha Internacional vai ter autorização para visitar e levar medicação aos restantes reféns, que não vão ser libertados.

Hamas vai libertar mais de 20 reféns tailandeses presos em Gaza

Para além dos 50 reféns israelitas que deverá libertar nos próximos quatro dias, o Hamas vai também soltar 23 reféns tailandeses, sem qualquer contrapartida.

De acordo com o Times of Israel, esta alegada decisão deveu-se a um acordo entre o movimento islamita palestiniano e o governo tailandês, mediado pelo Irão.