Mundo

Dezenas de detidos após noite de tumultos em Dublin

Um total de 34 pessoas foram detidas nos tumultos ocorridos na noite de quinta-feira em Dublin, após quatro pessoas, três destas crianças, terem sido esfaqueadas por um homem. O número é avançado pela polícia irlandesa.

Dezenas de detidos após noite de tumultos em Dublin
CLODAGH KILCOYNE

Milhares de pessoas invadiram as ruas de Dublin, na Irlanda, depois de um homem ter esfaqueado cinco pessoas na tarde desta quinta-feira. Entre os feridos estão três crianças feridas. O autor do ataque tem 50 anos e já foi detido, mas a tese de terrorismo foi afastada. O balanço da noite de tumultos foi, esta manhã, revelado pelas autoridades: 34 pessoas detidas.

Um total de 34 pessoas foram detidas nos tumultos ocorridos na noite de quinta-feira em Dublin. "O que vimos ontem [quinta-feira] à noite foi uma extraordinária explosão de violência (...), com cenas que não víamos há décadas", referiu hoje o comissário da polícia, Drew Harris, numa conferência de imprensa.

Harris declarou ainda que um polícia ficou gravemente ferido e "muitos outros agentes" acabaram por sofrer ferimentos durante os tumultos.

Depois do esfaqueamento, que deixou uma criança de cinco anos em estado grave, grupos anti-imigração concentraram-se a norte da capital e entraram em confronto com a polícia, após o que os distúrbios se estenderam a outras zonas da cidade.

Em resultado dos confrontos, várias ruas foram encerradas e os transportes públicos foram suspensos.

A polícia informou que o ataque com arma branca, ocorrido no centro de Dublin, "não está relacionado com terrorismo".

O alegado agressor, cuja identidade não foi divulgada, também está hospitalizado com feridas de arma branca e a ser interrogado para esclarecer os motivos do ataque. A polícia apelou à manutenção da tranquilidade pública.

Alguns meios de comunicação indicaram que o suspeito, com cerca de 50 anos e que não nasceu na Irlanda, vive no país há mais de 20 anos e que tem passaporte irlandês.