Mundo

Equipas de resgate salvam 41 trabalhadores soterrados em túnel na Índia

Após vários contratempos, engenheiros militares e mineiros resgataram os 41 homens presos há 17 dias.

Equipas de resgate salvam 41 trabalhadores soterrados em túnel na Índia
FRANCIS MASCARENHAS

Está concluído o resgate dos 41 trabalhadores que ficaram presos há 17 dias num túnel em construção em Uttarakhand, no norte da Índia.

Os homens foram retirados “um a um” depois de terem sido instalados tubos de quase um metro de diâmetro que ligavam a entrada do túnel na cidade de Silkyara, em Uttarakhand, à cavidade onde os trabalhadores se encontravam.

Na rede social X (antigo Twitter), o primeiro-ministro indiano confessou-se emocionado com o resgate e elogiou a “coragem e paciência” dos 41 trabalhadores.

“O êxito da operação de salvamento dos nossos irmãos trabalhadores em Uttarkashi está a deixar toda a gente emocionada. Gostaria de dizer aos nossos amigos que ficaram presos no túnel que a vossa coragem e paciência estão a inspirar toda a gente. Desejo-vos felicidades e boa saúde”, escreveu Narendra Modi.

Trabalhadores ficaram soterrados a 12 de novembro

Os trabalhadores estavam presos no local desde 12 de novembro, quando um deslizamento de terras provocou a derrocada de uma parte do túnel de 4,5 quilómetros que estavam a construir, a cerca de 200 metros da entrada.

As autoridades começaram a fornecer aos trabalhadores refeições quentes através de um tubo de 15,24 centímetros de diâmetro, no início da semana passada, depois de terem passado dias a sobreviver com alimentos secos enviados através de um canal mais estreito. O oxigénio chegava por um canal separado.

Uttarakhand está repleto de templos hindus, e a construção de autoestradas e edifícios tem sido constante para acomodar o fluxo de peregrinos e turistas. Este túnel faz parte da estrada Chardham, um projeto federal emblemático que liga vários locais de peregrinação hindu.

Com LUSA