Mundo

Correspondente SIC

"Não tenham medo, não vos vai acontecer nada": líder do Hamas esteve com reféns

O correspondente da SIC no Médio Oriente dá conta que um mediador no Qatar está a negociar com o chefe do Mossad e com representantes do Hamas, em separado, a continuação da libertação de mais reféns israelitas e de presos palestinianos.

Loading...

É o quinto dia de tréguas entre Israel e o Hamas e o correspondente da SIC, Henrique Cymerman, acredita que a trégua seja ampliada, pelo menos, por mais dois dias. Isto porque o Hamas propõe a Israel entregar dez reféns todos os dias, em troca de 30 presos palestinianos.

"O Hamas quer deter o ataque israelita. Não quer que Israel volte à ofensiva como fez nas primeiras semanas de guerra e quer ganhar tempo e receber mais ajuda humanitária para mais de um milhão de palestinianos", explica Cymerman.

Os reféns contaram, agora, que durante o período que tiveram presos em Gaza, sobretudo nos túneis, recebiam muito pouca comida, dormiam no chão ou em cadeiras e no princípio da guerra apareceu-lhes o líder do Hamas.

"Yahya Sinwar num hebraíco quase perfeito disse-lhes: 'Não tenham medo, não vos vai acontecer absolutamente nada'", conta o correspondente da SIC.

Em geral, as pessoas que foram libertadas, de acordo com Cymerman, estão bem de saúde. A não ser algumas idosas que, de facto, correm perigo de vida.

"Vivem-se momentos de grande emoção, sentimentos contraditórios, até agora voltaram mulheres e crianças (...), não há homens que tenham, a não ser crianças", diz.

Entretanto, Cymerman recordou a historia de autêntico heroísmo por parte da refém luso-israelita, Adina Moshe, que esteve disposta a trocar de lugar com outra refém mais velha e com pior estado de saúde.