Mundo

Violenta tempestade faz vários mortos na Ucrânia

As autoridades o país disseram que mais de 2.000 localidades ficaram mergulhadas na escuridão devido à tempestade de neve que varreu o país, cujo sistema elétrico já está sob pressão dos bombardeamentos russos.

Violenta tempestade faz vários mortos na Ucrânia
SOPA Images

Dez pessoas morreram e 23 ficaram feridas na sequência da violenta tempestade que atingiu a Ucrânia, segundo um novo balanço divulgado esta terça-feira pelo ministro do Interior.

"No total, 10 pessoas morreram" nas regiões de Odessa e Mykolaiv (sul), na de Kharkiv (leste) e na cidade de Kiev (norte), disse o ministro Igor Klymenko numa mensagem na rede social Telegram. Dados divulgados segunda-feira à noite indicavam cinco mortos.

Apelidada de "tempestade do século" e de "mega tempestade" pelos meios de comunicação social russos, as condições adversas começaram a fazer-se sentir no domingo, de acordo com os serviços de emergência.

Na Ucrânia, as autoridades disseram que mais de 2.000 localidades ficaram mergulhadas na escuridão devido a uma violenta tempestade de neve que varreu o país, cujo sistema elétrico já está sob pressão dos bombardeamentos russos.

A tempestade causou estragos nas estradas, com 1.370 camiões forçados a parar temporariamente e 840 veículos a terem de ser rebocados, acrescentou.

Mais de 1.600 pessoas ficaram presas na neve em Odessa

Na cidade de Odessa (sul), que é regularmente alvo de ataques russos, as autoridades afirmaram ter ajudado 1.624 pessoas que ficaram presas na neve.

Na segunda-feira, o Ministério das Situações de Emergência russo informou que a tempestade matou duas pessoas e deixou cerca de três milhões de residentes sem eletricidade na Rússia e nas zonas da Ucrânia sob ocupação russa.

As regiões mais afetadas são a Crimeia, uma península anexada em 2014, o sul da Rússia e as regiões parcialmente ocupadas de Donetsk, Lugansk, Zaporijia e Kherson na Ucrânia, disse o Ministério da Energia, citado pela agência de notícias TASS.