Mundo

Alterações climáticas ameaçam vida marítima

A ameaça que o aquecimento global e a destruição de ecossistemas representa para várias espécies marinhas será um dos temas em debate na próxima conferência sobre alterações climáticas.

Reserva Marinha
Loading...

A COP28 arrancou, esta quinta-feira, no Dubai e o perigo de extinção de várias espécies marinhas vai ser um dos temas em discussão. No Dubai há uma reserva marinha que guarda uma das maiores comunidades de dugongos, um mamífero gigante e herbívoro que está a desaparecer do planeta.

São mais de três mil os dugongos que vivem tranquilos nas águas turquesa na reserva marinha de Marwah, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Um projeto ambiental nasceu há 20 anos para estudar os Dugongos e protegê-los. Estes animais são dos poucos mamíferos herbívoros e devido ao seu tamanho e como se movem são conhecidos por gigantes gentis.

A bióloga marinha, Maitha Al Hameli percorre a reserva todos os dias para estudar o comportamento dos dugongos.

“Temos que ter em mente que os dugongos são aquilo a que chamamos uma espécie guarda-chuva e protegê-los significa que estamos a proteger uma variedade de animais que dependem do mesmo habitat e das mesmas áreas que os dugongos”, explica a bióloga.

O aquecimento global e o rápido desenvolvimento dos Emirados Árabes Unidos tem levado o governo a criar programas de proteção ambiental.