Israel expande operações terrestres para o sul de Gaza
ALEXANDER ERMOCHENKO

Terminado

Mundo

Israel expande operações terrestres para o sul de Gaza

Em Gaza, milhares de pessoas, incontáveis famílias andam de um lado para o outro à procura de poiso seguro. Só que se um dia Israel ataca a norte, no outro faz igual a sul. Com a trégua arrumada na gaveta, os ataques de parte a parte vão tendo lugar. Do lado palestiniano, os rockets continuam a ser disparados contra Israel. Acompanhe aqui ao minuto.

Todo o direto

Fim do liveblog. Obrigado por nos ter acompanhado

Crescente Vermelho Palestiniano denuncia ataque israelita contra ambulâncias

Israel expande operações terrestres para o sul de Gaza

Lusa

O Crescente Vermelho Palestiniano denunciou hoje um ataque de soldados israelitas a duas ambulâncias na zona de Fallujah, no norte da Faixa de Gaza, que feriu dois médicos e um doente.

Exército israelita expande operações terrestres para o sul da Faixa de Gaza

"Lutámos dura e exaustivamente no norte da Faixa e agora estamos a fazê-lo no sul", declarou Halevi, depois de nas últimas horas ter sido ordenada a evacuação de vários bairros da cidade de Khan Yunis.

População de Gaza sem margem para fugir: "não há nenhum lugar seguro"

Gaza
Loading...

Por várias vezes, desde o início do conflito, que Israel faz do campo de refugiados de Jabalia um alvo. Este domingo foi só mais uma. É assim a norte, é também igual a sul. Em Khan Younis, a fúria espalha-se desde sexta-feira.

Qatar exige investigação internacional a "crimes em Gaza"

Israel expande operações terrestres para o sul de Gaza

Lusa

O primeiro-ministro do Qatar, o xeque Mohamed bin Abdulrahman bin Yasim al-Zani, defendeu hoje a necessidade de uma "investigação internacional imediata, integral e imparcial" aos "crimes em Gaza".

Al-Zani, que também detém a pasta dos Negócios Estrangeiros, indicou igualmente que o Qatar continuará a trabalhar para impulsionar uma nova trégua entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas e alcançar um cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza, noticiou a televisão qatari Al-Jazira

Navio de guerra americano e barcos comerciais atacados no Mar Vermelho

A informação foi dada este domingo pelo Pentágono, num sinal de escalada dos ataques marítimos no Médio Oriente ligados à guerra Israel-Hamas.

Washington diz que desconhecia plano de ataques do Hamas

Israel expande operações terrestres para o sul de Gaza

Lusa

Os Estados Unidos indicaram hoje que não tinham conhecimento do plano do grupo islamita palestiniano Hamas de cometer os ataques contra Israel em 07 de outubro, segundo o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby.

As declarações de Kirby surgem depois de o The New York Times ter noticiado que as autoridades israelitas tiveram acesso a um documento de 40 páginas que detalhava um plano semelhante ao ataque que o Hamas executou no sul de Israel, deixando, segundo as autoridades de Telavice, 1.200 mortos e acima de 200 pessoas sequestradas na Faixa de Gaza."

Exército israelita diz ter encontrado mais de 800 entradas de túneis em Gaza

Israel expande operações terrestres para o sul de Gaza

Lusa

O exército israelita disse hoje que encontrou mais de 800 entradas de túneis na faixa de Gaza desde o início da sua ofensiva terrestre no enclave palestiniano e que cerca de 500 foram destruídas.

"Desde o início das operações terrestres na Faixa de Gaza, os soldados das Forças de Defesa de Israel (FDI) localizaram mais de 800 entradas de túneis subterrâneos do Hamas", disse o porta-voz militar, citado pela agência Efe, acrescentando que cerca de 500 deles "foram destruídos utilizando vários métodos operacionais".

"Algumas das entradas dos túneis ligavam locais estratégicos do (movimento radical) Hamas através da rede de túneis subterrâneos", declarou o exército em comunicado, acrescentando que "muitos quilómetros de túneis foram destruídos".

O exército disse ainda que "as bocas dos túneis estavam localizadas em zonas civis e algumas mesmo no interior de estruturas civis como escolas, jardins-de-infância, mesquitas e parques infantis", o que, garantiu o porta-voz, constitui "mais uma prova de como o Hamas utiliza deliberadamente a população civil e as infraestruturas para encobrir as suas atividades terroristas em Gaza".

Além disso, segundo o porta-voz do exército, as tropas localizaram "grandes quantidades de armas" em alguns túneis.

Gaza: Hamas não liberta mais prisioneiros até Israel parar de atacar

Loading...

O grupo islâmico garante que já não tem mais mulheres ou crianças prisioneiras, apesar das insistências israelitas do contrário.

Papa Francisco lamenta fim das tréguas

Israel expande operações terrestres para o sul de Gaza

SIC Notícias

Papa Francisco - que acabou por não marcar a sua presença na Cimeira do Clima no Dubai - comentou este domingo que é “doloroso” ver que as tréguas no conflito entre Hamas e Israel foram quebradas e apela a que haja um novo cessar-fogo.