Mundo

Assalto ao Capitólio: antigo polícia americano condenado a 11 anos de prisão

Desde o assalto ao Capitólio, a 6 de janeiro de 2021, mais de 1.230 pessoas foram detidas e acusadas e mais de 450 foram condenadas, a maioria a penas de prisão efetiva.

Assalto ao Capitólio: antigo polícia americano condenado a 11 anos de prisão
Jose Luis Magana

Um antigo chefe da polícia da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, foi condenado, nesta quinta-feira, a 11 anos e três meses de prisão pela sua participação no assalto ao Capitólio, a 6 de janeiro de 2021.

Os procuradores tinham pedido 12 anos e meio de prisão para Alan Hostetter, 59 anos, que foi condenado por quatro acusações, em julho, incluindo obstrução de um processo oficial e conduta perturbadora com uma arma perigosa ou mortal numa área de acesso restrito.

O antigo agente da polícia, que estava em liberdade e será detido novamente em janeiro, fez a sua própria defesa no julgamento. Persistiu até ao fim nas suas alegações conspirativas de que as eleições de 2020 tinham sido "roubadas" ao presidente republicano cessante Donald Trump pelo seu adversário democrata Joe Biden.

Em 6 de janeiro de 2021, centenas de apoiantes de Donald Trump invadiram o Capitólio, o santuário da democracia americana, numa tentativa de impedir a certificação da vitória de Joe Biden.

Desde então, mais de 1.230 pessoas foram detidas e acusadas. Mais de 450 foram condenadas, a maioria a penas de prisão efetiva.