As autoridades espanholas fizeram a maior apreensão de sempre de cocaína: 11 toneladas de cocaína escondidas em mercadorias nos portos de Valência e Vigo.
A polícia espanhola utilizou a praça de uma das esquadras de Madrid para mostrar a dimensão do feito recorrendo a estas imagens aéreas.
São 11 toneladas de cocaína, a maior apreensão de sempre pelas autoridades daquele país. 1.825 torres com cinco pacotes cada, o que corresponde a 9.100 fardos de cocaína.
Para chegar a este número houve duas operações realizadas em paralelo: numa primeira foram apreendidas sete toneladas e meia de cocaína. A droga estava escondida em atum congelado e foi transportada num navio que entrou no porto de Vigo. Posteriormente foi levada para um armazém, onde a polícia a encontrou.
Numa segunda operação, perto do porto de Valência foram encontradas cerca de três toneladas e meia de cocaína em fundos falsos em contentores marítimos.
20 pessoas foram detidas. Pertenciam a redes de tráfico de droga dos Balcãs a operar em Espanha e já referenciadas pelas autoridades.
Houve uma cooperação entre a Polícia Nacional e os serviços fronteiriços. É um desfecho feliz para a polícia que fala num dos mais duros golpes contra o narcotráfico.