Mundo

Presidente da Moldávia diz que decisão da UE abre "uma nova página na história do país"

O Conselho Europeu decidiu esta quinta-feira abrir as negociações formais de adesão à União Europeia com a Ucrânia e a Moldávia, anunciou o presidente da instituição, falando num "sinal claro de esperança" para estes países.

Presidente da Moldávia diz que decisão da UE abre "uma nova página na história do país"
Efrem Lukatsky / AP

A decisão da União Europeia (UE) de abrir negociações de adesão com a Moldávia abre "uma nova página na história" do país, saudou a Presidente moldova, Maia Sandu, momentos depois do anúncio de Bruxelas.

"Esta é uma vitória para todos nós (...), uma nova página na nossa história. Há dois anos, ninguém teria imaginado" tal cenário, reagiu Maia Sandu, numa mensagem publicada na rede social Facebook.

O Conselho Europeu decidiu esta quinta-feira abrir as negociações formais de adesão à UE com a Ucrânia e a Moldávia, anunciou o presidente da instituição, falando num "sinal claro de esperança" para estes países.

"O Conselho Europeu decidiu abrir negociações de adesão com a Ucrânia e a Moldávia", anunciou Charles Michel, numa publicação na rede social X (antigo Twitter), após horas de discussões entre os chefes de Governo e de Estado da UE, reunidos esta quinta-feira em cimeira europeia, em Bruxelas, um encontro marcado pelas ameaças húngaras de veto a decisões como a agora conhecida.

Para o presidente do Conselho Europeu, este é "um sinal claro de esperança para os cidadãos destes países e para o continente" europeu.