A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, criticou os que ganham dinheiro com publicidade de caridade enganosa, numa referência a uma recente sanção contra a principal influencer do país, Chiara Ferragni, segundo a Reuters.
Na sexta-feira, a autoridade garante da concorrência italiana impôs uma multa de 1,075 milhões de euros a empresas controladas por Ferragni após uma investigação sobre publicidade enganosa em bolos de Natal em 2022.
Ferragni, empresária e influencer de moda com quase 30 milhões de seguidores no Instagram, disse que a multa era injusta e que iria recorrer.
"Os verdadeiros modelos a seguir não são os influencers que ganham muito dinheiro a vestir roupas e a exibir bolsas... ou mesmo promovendo bolos caros que fazem as pessoas acreditarem que são caridosos", disse Meloni, sem mencionar explicitamente Ferragni.
A autoridade italiana também multou o fabricante de bolos Balocco em 420 mil euros e disse que os consumidores foram induzidos a pensar que, ao comprar um bolo, estavam a contribuir para uma instituição de caridade contra o cancro dos ossos num hospital em Torino e que a própria Ferragni estava a fazer uma doação.
Balocco fez um pagamento único de 50 mil euros ao hospital meses antes do lançamento do bolo Ferragni, portanto as vendas do produto não tiveram efeito nas doações de caridade. Balocco disse que discordava da decisão do regulador e que tem o direito de tomar medidas para proteger os seus direitos.
O regulador disse que as empresas relacionadas com Ferragni não deram dinheiro ao hospital, apesar de terem recebido mais de um milhão de euros pela iniciativa de marca e atividades promocionais relacionadas.
"Temos que explicar aos jovens que criar produtos (Made in Italy) é muito mais extraordinário do que apenas exibi-los", disse Meloni num discurso no último dia do festival do seu partido de direita Irmãos da Itália.