O Conselho de Segurança da ONU volta, esta quinta-feira, a tentar votar uma resolução sobre a Faixa de Gaza. A votação já foi adiada três vezes esta semana.
A proposta pretende um novo cessar-fogo humanitário e o aumento da ajuda sob supervisão das Nações Unidas.
Os Estados Unidos, que é um dos países com direito de veto, quer que a resolução clarifique a ameaça que o Hamas representa para Israel.
EUA podem vetar (mais uma vez) a resolução
O país pode mais uma vez vetar a resolução. A ausência de uma passagem na resolução sobre a ameaça que o Hamas representa para Israel é a maior critica dos norte-americanos.
"Não oiço praticamente ninguém a dizer, a exigir ao Hamas que deixe de se esconder atrás de civis, que deponha as armas, que se renda. Se o Hamas o fizer, isto acaba amanhã e teria acabado há um mês, há seis semanas, se o Hamas o tivesse feito", afirma Antony Blinken, secretário de Estado norte-americano.
Hospitais em Gaza estão sobrelotados, Netanyahu exclui cessar-fogo
O Hamas garante que já morreram mais de 20 mil pessoas na Faixa de Gaza desde o início da guerra.
Apesar dos apelos internacionais para que os civis sejam poupados, os ataques israelitas continuam a arrasar o território.
Os hospitais da região estão sobrelotados e sem condições para atender os milhares de feridos, que já ultrapassam os 52 mil.
De acordo com os dados das Nações Unidas, metade da população sofre de fome extrema ou severa.
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, exclui qualquer cessar-fogo e diz que Israel vai continuar a lutar até que o Hamas seja destruído.
Maior cidade no sul de Gaza evacuada
Israel ordenou a evacuação imediata de uma parte de Khan Yunis, a maior cidade no sul de Gaza. Estima-se que vivam nesta zona mais de 140 mil pessoas.
Telavive acredita que o líder do Hamas está escondido nesta zona da Faixa de Gaza.
De acordo com o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU, ainda não se sabe qual é a extensão dos deslocamentos resultantes da ordem de evacuação.
Nos últimos dias, Israel tem intensificado os ataques em Khan Yunis.