Mundo

Ucrânia acusa Rússia de ataque com 31 drones e dois mísseis

O sul da Ucrânia foi o principal alvo. Kiev diz que destruiu praticamente todos os equipamentos. Há registo de destruição de drones nas regiões de Odessa, Kherson, Mykolaiv e Donetsk.

Ucrânia acusa Rússia de ataque com 31 drones e dois mísseis
ALINA SMUTKO

A Ucrânia acusa a Rússia de lançar um ataque com 31 drones e dois mísseis durante a noite de Natal. Os militares ucranianos dizem ter detetado e destruído praticamente todos os equipamentos. O sul do país foi o principal alvo.

As forças de defesa ucranianas abateram 28 dos 31 drones de ataque 'Shahed' e dois mísseis lançados pela Rússia, além de dois caças, informou a Força Aérea da Ucrânia num comunicado.

Há registo de destruição de drones nas regiões de Odessa, Kherson, Mykolaiv e Donetsk.

De acordo com a Força Aérea ucraniana, "como resultado do combate aéreo, as forças e meios da Força Aérea e das Forças de Defesa da Ucrânia abateram 28 veículos aéreos não tripulados de ataque Shahed-136/131 nas regiões de Odessa, Kherson, Mikolayiv, Donetsk, Kirovograd e Khmelnitsky".

"Durante o ataque aéreo, o inimigo também utilizou um míssil guiado Kh-59 em direção a Zaporiyia e um míssil antirradar Kh-31P a partir do Mar Negro. Ambos foram destruídos", acrescentou.

A Força Aérea da Ucrânia revelou ainda que "também destruíram duas aeronaves inimigas, um Su-34, na região de Donetsk e um Su-30SM, sobre o Mar Negro".

O ataque de drones durou mais de seis horas e meia. Os restos dos drones abatidos causaram danos às instalações técnicas da infraestrutura portuária de Odessa e, no distrito de Rozdilnianski, a um edifício administrativo e a um armazém inativos, onde o incêndio foi rapidamente extinto.

Este fim de semana, os ataques russos fizeram pelo menos cinco mortos em Kherson, todos civis.

Um casal de idosos morreu num ataque ao prédio onde vivia.