Mundo

Adolescente de 15 anos morto por tubarão na Austrália

O ataque aconteceu perto de Ethel Beach, na Península de Yorke, na quinta-feira à tarde, referiu a polícia em comunicado.

Adolescente de 15 anos morto por tubarão na Austrália

Um jovem de 15 anos foi morto por um tubarão, num local para a prática de surf remoto no Estado da Austrália do Sul, adiantou, esta sexta-feira, a polícia australiana.

O ataque aconteceu perto de Ethel Beach, na Península de Yorke, na quinta-feira à tarde, referiu a polícia em comunicado. "Infelizmente, o corpo de um adolescente foi recuperado da água", acrescentou, explicando ainda que a vítima era natural dos arredores a sul de Adelaide.

Segundo um morador de Ethel Beach citado pelo diário The Advertiser de Adelaide, outro surfista tentou socorrer o adolescente que tinha sido mordido numa perna.

"O tubarão estava a circular à volta deles, enquanto o rapaz tentava tirar o jovem da água. Havia muito sangue", destacou. Não está claro que espécie de tubarão realizou o ataque, mas, de acordo com o The Sydney Morning Herald, ao que tudo indica terá sido um tubarão branco.

O grupo de surf ‘Surfing South Australia’ partilhou uma fotografia do jovem com um pequeno texto de homenagem.

"Khai estava muito envolvido na nossa comunidade de surf, com a sua paixão pelo surf proveniente de uma família com profundas raízes no surf na África do Sul. Era um miúdo feliz, gentil e respeitador, muito amado pelos seus colegas de surf e fará muita falta na nossa comunidade e na água. A tia de Khai criou uma conta Go Fund Me para apoiar a sua família durante este período. Se puderem contribuir de alguma forma, sabemos que será muito apreciado", pode ler-se.

Na mesma publicação é anunciado que a tia do adolescente criou uma página na plataforma GoFundMe “para apoiar a sua família durante este período”.

2023 ficou marcado por vários ataques

Em outubro, testemunhas viram um tubarão levar um surfista de 55 anos nas mandíbulas em Granite Beach, também no sul da Austrália. O corpo nunca foi encontrado. Em maio, um surfista de 46 anos foi atacado por um tubarão em Walkers Rock Beach, no mesmo Estado. O seu corpo também nunca foi encontrado, e as equipes de salvamento encontraram apenas um fragmento do seu equipamento de surf.

O número de mordidas de tubarão aumentou nas últimas quatro décadas devido, em parte, ao crescimento populacional e às alterações climáticas, segundo especialistas.

O aquecimento dos oceanos está a levar os tubarões a aproximarem-se da costa à procura de presas, aumentando a probabilidade de entrarem em contacto com os humanos.

Com Lusa