Esta última semana do ano está a ser marcada por fenómenos climatéricos extremos em praticamente todos os continentes. O Reino Unido é dos países mais atingidos com milhares de casas afetadas.
Casas destruídas, árvores caídas e carros danificados: foi assim que a tempestade Gerrit deixou o Reino Unido. Dezoito mil habitações ficaram sem luz e houve vários congestionamentos nos transportes devido às rajadas de vento a 130km/h e às várias inundações.
Também nos Países Baixos existem áreas inundadas com a subida do nível das águas dos Rio Reno, que atingiu níveis muito acima do normal devido às chuvas fortes dos últimos dias. O mesmo aconteceu na Hungria. Em Budapeste, o nível da água do Danúbio continua a subir inundando as estradas da cidade e provocando vários estragos.
Nos últimos dias, tempestades e inundações estão a afetar vários pontos do globo. No Perú, dezenas de pessoas ficaram sem casa depois de várias ruas de Loreto, no nordeste do país, se terem transformado em autênticos rios. Em África, na República Democrática do Congo, pelo menos 21 pessoas morreram devido às inundações causadas pelas chuvas torrenciais.
Do outro lado do Oceano Atlântico, nos Estados Unidos, um nevão atingiu várias regiões do Nebraska, que ficaram completamente cobertas de neve e gelo.