Mundo

Colisão entre aviões em Tóquio: “Quando acontecem estes acidentes, há várias falhas ao mesmo tempo"

Luís Trindade, investigador de acidentes aéreos, explica que é preciso perceber se "houve outros sistemas que falharam" e sublinha que o aeroporto de Tóquio terá um sistema de monitorização.

Loading...

O investigador de acidentes aéreos Luís Trindade considera que existiram várias falhas ao mesmo tempo no caso do embate entre aeronaves na pista do Aeroporto de Haneda, no Japão. Em declarações à SIC Notícia, lembra que todas as comunicações que ocorreram neste acidente estão gravadas.

“Quando acontecem estes acidentes há várias falhas ao mesmo tempo, porque mesmo que o controle de tráfego aéreo tivesse falhado, o piloto que estava a aterrar, poderia ter ou deveria ter observado que havia outra aeronave na pista”, começa por explicar Luís Trindade.

Para o investigador, as autoridades nipónicas têm de verificar “se não houve outros sistemas que falharam”, lembrando que um aeroporto da dimensão do de Tóquio terá, “quase de certeza” um sistema de monitorização.

“Há câmaras na torre de controle, há câmaras junto à pista há registos de sinais de radares de monitorização de tráfego e, portanto, todas as posições estão registadas através de vídeo”, remata Luís Trindade.