Pelo menos 103 pessoas morreram e 170 ficaram feridas, esta quarta-feira, após duas explosões ocorridas perto de um cemitério na província de Kerman, no sul do Irão, onde está enterrado o antigo chefe da Força Quds da Guarda Revolucionária iraniana, Qassem Soleimani, noticiou a imprensa internacional.
Segundo informações recolhidas pela agência de notícias iraniana Tasnim, as explosões ocorreram perto do Jardim dos Mártires e da mesquita Sahib al-Zaman.
As forças de segurança reforçaram a sua presença na região, para onde também foram enviadas inúmeras ambulâncias para socorrer os feridos.
Nos últimos dias, foram realizados vários eventos para assinalar o quarto aniversário da morte do general Soleimani, uma das vítimas de um ataque com drones realizado pelos Estados Unidos em Bagdad, no Iraque, em 2020.
Também entre os mortos deste ataque estava Abu Mahdi al-Muhandis, então o "número dois" das Forças de Mobilização Popular (PMF) -- uma coligação de milícias iraquianas pró-Governo apoiadas pelo Irão.
Com LUSA