Mundo

Análise

EUA e Reino Unido atacam Houthis no Iémen: o que está a acontecer?

Testemunhas relataram à Reuters que foram ouvidas explosões na capital do país, Sanaa. Um membro dos Houthis acrescentou que também foram atacadas as zonas de Hodeidah, Saada e Dhamar. A análise de Nuno Rogeiro.

Loading...

Os Estados Unidos e o Reino Unido lançaram, nesta quinta-feira, uma vaga de ataques contra alvos ligados aos Houthis no Iémen. O comentador da SIC Nuno Rogeiro explicou o que está a acontecer.

“A razão direta desta intervenção foi a aprovação nas Nações Unidas e no Conselho de Segurança de uma resolução que tem dois pontos importantes: o primeiro condena o movimento Ansar Allah. Diz que este movimento tem de acabar com os ataques e tem de haver um restabelecimento da navegação segura nos mares que têm sido atingidos”, começou por dizer.

E, em segundo lugar:

“Parece referir-se ao Irão. Diz que nenhum país pode fornecer armas e equipamentos militares a este grupo, mas como se sabe até agora, a tecnologia vinha do Irão”.

Nuno Rogeiro disse ainda que “estes ataques foram fulminantes para dois ou três sítios em que os Houthis estavam a concentrar material”.

Testemunhas relataram à Reuters que foram ouvidas explosões na capital do país, Sanaa. Um membro dos Houthis acrescentou que também foram atacadas as zonas de Hodeidah, Saada e Dhamar.