Mundo

Análise

"Os Houthis sempre foram e são apoiados pelo Irão"

Os Estados Unidos e o Reino Unido lançaram uma vaga de ataques a 16 localidades diferentes no Iémen, visando essencialmente alvos militares dos Houthis, como retaliação aos ataques dos rebeldes no Mar Vermelho.

Loading...

É mais um passo, talvez o maior desde o 7 de outubro, para o alastramento do conflito no Médio Oriente. Os ataques das forças norte-americanas e britânicas no Iémen atingiram dezenas de bases dos Houthis, grupo de rebeldes, apoiado pelo Irão, que controla grande parte do Iémen.

Ricardo Alexandre, jornalista da TSF e comentador SIC, diz que, neste momento, "é toda uma região que está a assistir uma escalada".

"Obviamente que não é uma ligação [ao Irão] descabida. Os rebeldes Houthis do Iémen sempre foram e são apoiados pelo Irão, e isto acaba também por coincidir temporalmente com o que aconteceu ontem, quando um petroleiro americano foi bloqueado, sequestrado pelas forças navais iranianas no Estreito de Omã. Portanto, é toda uma região que está a assistir a uma Escalada. Isto parece-me incontornável".

Os Houthis prometeram vingança e já atacaram novas embarcações na manhã desta sexta-feira.

"O próprio líder do Houthis já fez uma declaração altamente inflamatória a dizer que britânicos e norte-americanos acabam de cometer o maior erro da sua história e que se vão arrepender por este ataque contra os rebeldes", afirma o comentador SIC.

O que se passa no Mar Vermelho?

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, a 7 de outubro do ano passado, os Houthis, que controlam uma grande parte do Iémen, intensificaram os ataques no Mar Vermelho para impedir o tráfego marítimo internacional, alegando solidariedade com os palestinianos em Gaza.

Na quarta-feira, os Houthis "lançaram um ataque complexo concebido pelo Irão no sul do Mar Vermelho, utilizando drones, mísseis de cruzeiro e um míssil balístico".

Os aparelhos aéreos não tripulados (drones) e os mísseis foram abatidos por caças do porta-aviões norte-americano Dwight D. Eisenhower, três contra torpedeiros norte-americanos e um navio de guerra britânico, o HMS Diamond.

Houthis atacam navios de guerra dos EUA e Reino Unido em resposta aos ataques

Os rebeldes Houthis do Iémen lançaram hoje mísseis de cruzeiro e balísticos contra navios de guerra dos Estados Unidos e do Reino Unido no mar Vermelho, em resposta aos bombardeamentos destas forças contra várias províncias do país árabe.

Esta informação foi adiantada por fonte dos rebeldes Houthis à agência de notícias espanhola Efe.