Mundo

Taiwan: eleições presidenciais são um novo teste na relação com China e Estados Unidos

Pequim que reconhece Taiwan como parte do território chinês afirma que estas eleições são como uma escolha entre a guerra e a paz.

Loading...

Taiwan realiza eleições presidenciais este sábado, são três os candidatos que concorrem ao cargo de chefe de Estado. A atual presidente, Tsai Ing-wen, vai deixar a função, depois de cumprir o máximo de mandatos permitidos.

As sondagens apontam o atual vice-presidente de Taiwan, do Partido Democrático Progressista, como o favorito à vitória. Na oposição, houve a tentativa de um acordo para formar uma lista única, mas acabou por falhar.

O líder do Kuomintang, movimento que controlou politicamente a ilha durante décadas, defende um sistema livre e democrático e alerta para o perigo de uma vitória do candidato presidencial do partido no poder.

Mais de 22 milhões de eleitores votam este sábado, numas das eleições mais disputadas de Taiwan.

A votação é considerada já um teste à relação entre Washington e Pequim numa altura em que ambos procuram diminuir a tensão militar na região.

A China que reconhece Taiwan como parte do território chinês afirma que estas eleições são como uma escolha entre a guerra e a paz.