O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu, neste sábado, à França o "apoio inabalável" de Paris, após uma reunião com o novo ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Stéphane Séjourné, com quem abordou as necessidades de defesa da Ucrânia.
"Obrigado, França, pelo apoio inabalável no campo de batalha aos nossos soldados e pela assistência ao nosso povo", escreveu Zelensky numa mensagem publicada na rede social Telegram, na qual se referia ao seu encontro de hoje com o novo ministro dos Negócios Estrangeiros francês.
O líder ucraniano acrescentou que foram discutidas as necessidades de defesa da Ucrânia: produção conjunta de 'drones' (aparelhos não tripulados), artilharia e fortalecimento da defesa antiaérea.
"Informei-o sobre o trabalho a propósito da Fórmula da Paz" proposta por Kiev, disse Zelensky, que agradeceu à França pela sua participação ativa neste trabalho global.
O novo ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Stéphane Séjourné, afirmou durante uma visita a Kiev que a Ucrânia "é e continuará a ser a prioridade" de França.
Tratou-se da primeira visita ao estrangeiro de Stéphane Séjourné como chefe da diplomacia francesa.
Em conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo ucraniano Dmytro Kuleba, Séjourné afirmou ser na Ucrânia "que os princípios fundamentais do direito internacional e os valores da Europa, bem como os interesses de segurança dos franceses, estão a ser defendidos".