Mundo

Recolhido apenas 10% do plástico que deu à costa na Galiza, limpeza é morosa e difícil

As partículas de plástico são muito perigosas para os animais, que as engolem e depois as transmitem na cadeia alimentar. As 25 toneladas terão vindo da carga de um navio, perdida no início de dezembro, ao largo da costa de Viana do Castelo.

Loading...

As autoridades espanholas dizem que, apesar do esforço das últimas semanas, ainda só foram recolhidas cerca de 10% de todas as partículas de plástico que deram à costa na Galiza e que serão cerca de 25 toneladas. A limpeza das praias é um trabalho muito moroso e difícil.

É uma tarefa ingrata, lenta e que requer muita paciência, mas que é essencial para proteger a costa e as águas da Galiza.

Para já, e segundo as autoridades, só foram recolhidas 10% das partículas de plástico que enchem os areais.

Há quem demore uma hora para recolher 10 ou 12 pequenas bolinhas de plástico, o que demonstra bem a dificuldade dos trabalhos de limpeza.

Estas partículas podem ser muito perigosas para os animais, que as engolem e, depois, as transmitem na cadeia alimentar.

Tanto quanto as autoridades espanholas sabem, terão vindo da carga de um navio perdida no início de dezembro ao largo da costa de Viana do Castelo.

As associações ambientalistas dizem que o navio terá perdido vários contentores, com mais de 25 mil quilos de minúsculas partículas de plástico.