Mundo

Benzema apresenta queixa por difamação contra ministro francês

O futebolista e ex-avançado do Real Madrid diz que as declarações do ministro são um atentado à sua honra, tendo em conta que o acusa de fazer parte da Irmandade Muçulmana, um grupo considerado terrorista no Egito.

Benzema apresenta queixa por difamação contra ministro francês
Manu Fernandez/AP

Karim Benzema, futebolista francês, apresentou queixa por difamação contra o ministro do Interior francês que o acusou de ligações à Irmandade Muçulmana.

Karim Benzema apresentou esta terça-feira uma queixa por difamação contra o ministro do Interior francês, que alegou que o ex-jogador do Real Madrid - e colega de Cristiano Ronaldo - tinha ligações “evidente” com a organização islâmica Irmandade Muçulmana, segundo a denúncia noticiada pela AFP.

O antigo número 9 do Real Madrid e vencedor da Bola de Ouro em 2022 foi alvo de críticas por parte de Gérald Darmanin após publicar em meados de outubro no Twitter uma mensagem de apoio aos habitantes de Gaza, vítimas, segundo o jogador, de “injustos bombardeamentos” perpetrados por Israel.

O ministro do Interior criticou esta posição e disse que poderia ser explicada pelas ligações de Karim Benzema à Irmandade Muçulmana, organização islâmica nascida no Egito, onde é considerada “terrorista”.

“Karim Benzema tem ligações notórias com a Irmandade Muçulmana”, afirmou no canal CNews.

A denúncia de Benzema tem como alvo esses comentários, que “minam” sua honra e sua reputação.

O processo está no Tribunal de Justiça da República, tendo em conta que é a única instituição autorizada a processar e julgar membros do governo por crimes cometidos no exercício de suas funções.

Na sua denúncia, Karim Benzema, que agora joga no clube saudita Al-Ittihad e demonstra a sua fé muçulmana, reafirma "nunca ter tido a menor ligação com a organização da Irmandade Muçulmana nem ter conhecimento de ninguém que o reivindique".

Contactada pela AFP em outubro, a assessoria do ministro citou uma “inclinação nas posições de Karim Benzema em direção ao Islão duro e rigoroso, característico da ideologia da Irmandade”.

A equipa do ministro relembrou, ainda, a recusa de Karim Benzema em cantar o hino nacional quando jogava com as cores de França.