Dois em cada cinco norte-americanos utilizam o TikTok como motor de busca e uma em 10 pessoas da Geração Z confiam mais nessa rede social para fazer pesquisas do que na Google, segundo um estudo divulgado pela Adobe.
O TikTok é, atualmente, uma das plataformas mais populares no mundo. Se antes era conhecida por ser uma rede social de entretenimento, hoje em dia é muito mais que isso. Grande parte dos seus utilizadores agora abrem a aplicação no telemóvel para procurar informações e ter as suas perguntas respondidas.
Esta rede social tem surgido, entre a faixa de utilizadores mais novos, como uma grande alternativa à pesquisa na Google.
Segundo as conclusões do relatório, 41% dos inquiridos já utilizaram o TikTok como motor de pesquisa. Mas, realmente, o dado que salta à vista é a diferença entre gerações na forma como recorrem à rede social para atender às suas necessidades de pesquisa.
“À medida que esta mudança ganha impulso, surge uma oportunidade de ouro para as empresas, especialmente as mais pequenas, aproveitarem o vasto potencial do TikTok e fornecerem conteúdo que realmente se destaque”, lê-se no artigo das conclusões.
O que é pesquisado no TikTok? E porquê?
Segundo o mesmo estudo, 36% pesquisa por novas receitas e 35% quer conhecer novas músicas e 34% novas dicas “Do it Yourself”. Também em destaque, os utilizadores procuram por conselhos de moda, exercícios físicos, recomendações de beleza, produtos e filmes. Novos restaurantes e recomendações de livros e bricolage também são procurados pelos utilizadores.
O TikTok, revela a Adobe, é escolhido por duas em cada cinco pessoas da geração Z como motor de pesquisa, porque os vídeos curtos são mais informativos e digeríveis, segundo 44% dos inquiridos. Para além disso, o facto do conteúdo ser personalizado ao gosto de cada um e a forma como as histórias são contadas também se tornam fatores aliados.
O estudo contou com uma sondagem a 808 consumidores sobre o seu comportamento na pesquisa do TikTok.