Rashid Al Hadad, um jovem iemenita de 19 anos, está a fazer furor nas redes sociais devido aos vídeos que publica a passear num navio porta-contentores capturado pelos Houthis.
Apelidado de “pirata Houthi sexy”, Rashid diz estar “pronto para o sacrifício pela causa no Mar Vermelho”, afirmando que os Houthis irão “bombardear todos os navios israelitas”.
O jovem de cabelos encaracolados surge sempre com o mesmo outfit: um casaco castanho e camisa, acrescentando sempre uma bolsa militar à cintura.
E os internautas não perderam tempo e encontraram semelhanças entre o iemenita e o ator franco-americano Timothée Chalamet, o jovem Wonka da prequela de “Charlie e a Fábrica de Chocolate”.
Segundo o Daily Mail, Rashid não faz parte dos Houthis, apesar de pronunciar a favor dos ataques do grupo armado aos navios cargueiros e de apoiar as ações na região em solidariedade com o povo palestiniano. O jovem iemenita é na realidade um influencer que faz atualizações do conflito no Mar Vermelho.
Os Houthis, em guerra há quase uma década contra o governo iemenita, têm como alvo navios mercantes que acreditam estarem ligados a Israel, numa área crucial para o comércio internacional.
Os ataques dos Houthis contra navios no Mar Vermelho começaram em outubro, após o início do conflito entre Israel e o Hamas, declarando o seu apoio ao Hamas e atacando navios que se dirigissem para Israel.
Na última semana, os Estados Unidos e o Reino Unido bombardearam os Houthis no Iémen, em resposta aos ataques deste movimento contra o tráfego marítimo no Mar Vermelho.