Katherine Maher vai deixar a presidência executiva da Web Summit no final de fevereiro. O anúncio acontece a poucas semanas da primeira edição no Qatar e três meses depois de Maher ter assumido a liderança da empresa.
Segundo a publicação feita na rede social X (antigo Twitter), Maher vai assumir a liderança da National Public Radio (NPR), uma das principais empresas de comunicação social dos Estados Unidos. Antes da Web Summit, tinha sido CEO da Wikimedia (fundação que detém a Wikipédia).
“Boas notícias: tenho o prazer de anunciar que assumirei o cargo de CEO na NPR a partir do final de março. A NPR sempre fez parte da minha paisagem sonora e acredito que as suas reportagens despertaram a minha curiosidade e colocaram-me no caminho para me tornar na pessoa que sou hoje”, escreveu Maher.
Depois das polémicas declarações de Paddy Cosgrave sobre o conflito entre Israel e o Hamas, as maiores empresas de tecnologia do mundo anunciaram um boicote ao evento. Cosgrave acabou por se demitir e Katherine Maher assumiu a liderança da empresa ainda antes da realização do evento, em novembro, em Lisboa.
Sobre a curta liderança da Web Summit, Maher diz estar “triste” por abandonar, mas sublinha que adorou o seu tempo na empresa, tendo ficado “impressionada com o talento”, com a “energia” e as “boas vibrações” da equipa.
“Irei permanecer no conselho de administração e continuarei como CEO para a realização do nosso primeiro evento no Médio Oriente, a Web Summit Qatar, no final de fevereiro, que deverá ter o dobro do tamanho que esperávamos”, acrescenta.
A NPR é uma das maiores empresas de comunicação dos EUA, alcançando uma audiência semanal de 44 milhões de pessoas. Historicamente, tem um papel importante nas eleições norte-americanas.
"A NPR representa muito daquilo em que acredito: a importância das instituições cívicas, da informação pública de alta qualidade e da nossa inclinação humana universal para a curiosidade. Eu não poderia estar mais animada para integrar esta instituição incrível e esta missão essencial."
A Web Summit está confirmada em Lisboa até, pelo menos, 2028. Irá realizar-se pela primeira vez no Médio Oriente entre 26 e 29 de fevereiro. Perante a saída da atual CEO, a busca por uma nova liderança já começou.