Mundo

Espanha: restrições ao consumo de água estendem-se à Catalunha

Segundo os dados oficiais, esta é a seca mais grave a atingir a região espanhola da Catalunha desde que há memória.

Vista de um terreno ressequido na barragem de Guadalteba, durante uma forte seca em Campillos, perto de Málaga, no sul de Espanha. 29 de janeiro de 2024
Loading...

Está a ser um inverno mais quente do que o habitual, em várias regiões espanholas. Na Catalunha entram esta quinta-feira em vigor restrições ao consumo de água.

A partir desta quinta feira, dia 1 de fevereiro, as regras que já estavam em vigor na região de Málaga, e que restringem as horas e a quantidade de água que se pode consumir, estendem-se igualmente à Catalunha.

Embora haja diferenças muito grandes nos reservatórios da região, com alguns a 80% e outros abaixo dos 10% da capacidade de armazenamento, as autoridades decidiram aplicar medidas para tentar preservar a água que existe.

“A situação é mais grave do que em 2008 porque é constante. Estamos abaixo, muito abaixo, do padrão normal durante muito tempo seguido. E isto é o que mais custa, porque conseguimos ser bastante resistentes a períodos de seca com algumas tréguas, mas esta intensidade é fora do normal, devo dizer", defende uma das investigadores da organização Investigação Água e Floresta, Annelies Broekman

Em algumas localidades espanholas, apenas as fontes públicas têm água potável, que os habitantes têm de ir buscar várias vezes ao dia. E mesmo estas, já estão a escassear.

Segundo os dados oficiais, esta é a seca mais grave a atingir a Catalunha desde que há memória.