Centenas de voos estão a ser cancelados esta quinta-feira na Alemanha. Nos 11 principais aeroportos do país, não há descolagens, e as aterragens foram limitadas ao mínimo, por causa de uma greve dos trabalhadores das empresas de segurança que decidiram protestar.
Os maiores aeroportos da Alemanha estão praticamente parados, nomeadamente os de Berlim, Frankfurt, Hamburgo, Colónia, entre outros.
A greve dos trabalhadores da segurança é a causa e, sem controlos de segurança, não é permitida a entrada de passageiros.
Estima-se que a paralisação vá afetar, pelo menos, 1.100 voos, sobretudo voos internacionais.
Para os passageiros em ligações domésticas, existe a hipótese de se deslocarem através dos comboios.
“Os agricultores estão a protestar, os comboios estão em greve, o pessoal dos aeroportos… Há tantos grupos sociais que teriam razões de queixa, mas nem todos podem fazer greve. Os que podem fazer greve fazem-na e fazem-na apenas por si próprios. Devia haver outra solução”, defende um dos passageiros.
As companhias aéreas estão a pedir aos passageiros que contactem os serviços de informações para que as reservas sejam alteradas.
Os sindicatos dos trabalhadores de segurança dizem que a adesão à greve está perto dos 100%, na maior parte dos aeroportos afetados.
Exigem aumentos de 2,80€ cêntimos por hora e bónus para as mais de 25 mil pessoas que trabalham no setor.