Mundo

Asteroide do tamanho do Empire State Building passou pelo nosso planeta esta sexta-feira

Quem pensa no tamanho do asteroide 2008 OS7 pode ficar assutado, mas os especialistas garantem que não havia motivo para preocupação. A rocha espacial vai voltar a passar pela Terra, mas só em 2032.

Asteroide do tamanho do Empire State Building passou pelo nosso planeta esta sexta-feira
Reprodução// Virtual Telescope

Um asteroide passou, esta sexta-feira, pelas 14h41 (em Portugal), a menos de 2,7 milhões de quilómetros de distância da Terra, avançou a NASA. O Center for Near-Earth Object Studies estima que o corpo celeste tenha entre 210 e 480 metros de diâmetro, sendo do tamanho do Empire State Building, de Nova Ioque, EUA.

Ainda de acordo com a NASA, o asteroide terá passado sete vezes a distância da Terra à Lua, não tendo havido, por isso, a necessidade de emitir um alerta.

Descoberto no ano de 2008, o asteroide 2008 OS7 só voltará ao caminho da Terra em 2032, mas, dessa vez, vai passar a 72 milhões de quilómetros de distância.

Já na terça-feira da semana passada (23 de janeiro) uma bola de fogo que cruzou o céu de Portugal. Segundo explicou à SIC Notícias o investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço Pedro Machado, foram “restos de cometas que se desintegram". Um fenómeno que acontece “quando a Terra passa em zonas do espaço onde estão estes restos de cometas que se desintegram”.