Mundo

Grande manifestação em Berlim contra a extrema-direita

As manifestações têm vindo a aumentar. Em frequência e em número de participantes.

Loading...

Mais de 150 mil pessoas juntaram-se, este sábado, em Berlim, numa manifestação contra os partidos e movimentos de extrema direita.

Já é a terceira semana de protestos, depois de se ter tornada pública uma reunião entre vários grupos extremistas, e o partido Alternativa para a Alemanha, onde terão delineado um plano para deportar milhões de imigrantes. Incluindo os que já têm cidadania alemã.

As manifestações têm vindo a aumentar. Em frequência e em número de participantes. Este sábado, junto ao Bundestag, o parlamento alemão, eram mais de 150 mil pessoas.

Os protestos, que já duram há 3 semanas, são contra os partidos e movimentos de extrema direita, que estão a crescer na Alemanha.

Os protestos começaram depois de ter sido publicada uma reportagem sobre uma reunião entre vários grupos de extrema direita, para discutir um plano para deportar milhões de imigrantes, incluindo os que, entretanto, já têm cidadania alemã.

A extrema direita tem vindo a crescer no país, nos últimos anos. A AFD, Alernativa para a Alemanha, um partido euro-cético criado em 2013, conseguiu eleger os primeiros deputados em 2017. Nas últimas eleições teve 10% dos votos. Mas as sondagens mais recentes dizem que duplicou o eleitorado e já terá mais de 20% das intenções de voto dos alemães, tornando-se o 2º partido do país.