Morreu, esta terça-feira, o ex-Presidente do Chile Sebastián Piñera aos 74 anos, num acidente de helicóptero. A informação é adiantada pela imprensa chilena.
O acidente de helicóptero deu-se na comuna de Lago Ranco, na região de Los Ríos, às 14:57 horas (cerca das 17:57 horas em Portugal continental).
A morte do ex-presidente foi confirmada ao jornal chileno La Tercera por várias fontes próximas do ex-Presidente. O Governo do Chile, por sua vez, disse que um anúncio oficial seria feito após a conclusão das investigações da marinha.
Segundo este jornal, fontes governamentais confirmam que a aeronave onde seguia o ex-Presidente do Chile transportava quatro pessoas, sendo que três delas já foram encontradas com vida pelas equipas de emergência.
No entanto, confirmam que um dos membros da tripulação está desaparecido e que o avião está submerso a uma profundidade de 40 metros.
De acordo com a agência Reuters, a agência de catástrofes nacionais do Chile, SENAPRAD, confirmou que ocorreu um acidente de helicóptero na cidade de Lago Ranco, no sul do país, e que uma pessoa morreu e três ficaram feridas.
De acordo com informações preliminares, o ex-Presidente estava a regressar de uma visita ao amigo e empresário José Cox.
No local estão elementos da marinha, dos bombeiros, dos carabineros e os SAMU (Serviços de Assistência Médica de Urgências).
Sebastián Piñera
O antigo Presidente Sebastián Piñera nasceu a 1 de dezembro de 1949 em Santiago.
Ingressou na Faculdade de Economia da Pontificia Universidad Católica de Chile, onde se licenciou em engenharia comercial.
Em 1973, mudou-se para os Estados Unidos para prosseguir os seus estudos de pós-graduação em economia na Universidade de Harvard.
Sebastián Piñera foi Presidente do Chile entre 2010 e 2014 e, mais tarde, entre 2018 e 2022.