Mundo

Tempestade na Califórnia provoca três mortes

Em São Francisco, foram registadas rajadas de vento de mais de 160 quilómetros por hora. Durante a tempestade, um cão ficou preso na água. O dono e o animal acabaram por ser resgatados pelas autoridades.

Loading...

Subiu para três o número de mortos na tempestade que está a afetar a Califórnia. As autoridades já decretaram estado de emergência em oito regiões do estado norte-americano.

O alerta abrange Los Angeles e mais sete regiões da Califórnia. Uma enorme coluna de humidade vinda do Oceano Pacífico, um fenómeno designado de “rio atmosférico”, está a atingir uma das regiões mais populosas dos Estados Unidos.

“Já tínhamos ouvido falar que algo assim aconteceu nos anos 80, mas nunca imaginei que seria tão mau”, relatou um homem.

Durante a tempestade, um cão ficou preso na água. O dono e o animal acabaram por ser resgatados pelas autoridades. Cerca de 800 mil pessoas ainda estão sem luz.

Em Los Angeles, já foram emitidas ordens de evacuação para as zonas mais altas pelo perigo de novos deslizamentos de terras.

“Este foi um dia difícil para nossa cidade, um dia difícil para os cidadãos de Los Angeles. E eu passei algum tempo com o nosso chefe dos bombeiros a percorrer a cidade e a ver parte da destruição que atingiu muitos proprietários e residentes que tiveram que sofrer com os deslizamentos de lama relacionados à tempestade”,referiu a presidente do município de Los Angeles.

Em São Francisco, foram registadas rajadas de vento de mais de 160 quilómetros por hora.

De acordo com as previsões meteorológicas, a chuva e o vento deverão manter-se, pelo menos, até esta quarta-feira, altura em que a tempestade deverá
começar a perder força.