Mundo

Ataque russo a Kiev mata pelo menos quatro pessoas

A jornalista da SIC na Ucrânia, Iryna Shev, mostra o estado em que ficou um prédio de 18 andares que foi bombardeado pelas forças russas.

Loading...

Pelo menos quatro pessoas morreram depois de um ataque russo, esta manhã, a um prédio residencial na capital ucraniana. Os residentes que ficaram sem casa estão a ser acolhidas numa escola, tal como relato a correspondente da SIC na Ucrânia, Iryna Shev.

Na chegada a um dos locais afetados pelos recentes bombardeamentos russos a jornalista da SIC conta que s deparou com várias organizações internacionais a ajudarem moradores cujas casas ficaram destruídas. Mostra ainda um edifício de 18 andares parcialmente danificado pelos ataques.

Para já, há registo de quatro vítimas mortais na capital ucraniana, mas o número pode aumentar uma vez que há ainda várias pessoas desaparecidas.

"As equipas de socorro estão todas no local a tentar auxiliar quem ficou ferido", conta.

Para além de Kiev outras cinco regiões ucranianas foram atingidas pelos ataques com mísseis. Há ainda a lamentar a morte de uma pessoa em Mykolaiv, no sul do país.

Rússia lançou 44 mísseis

A Rússia lançou 44 mísseis e 20 'drones' explosivos num novo ataque à Ucrânia na manhã de quarta-feira, dois terços dos quais foram "destruídos", especificou o comandante-chefe das forças armadas ucranianas, Valery Zaloujny.

Do total de 64 dispositivos, as forças ucranianas intercetaram 29 mísseis de cruzeiro e 15 drones, disse Valery Zaloujny numa declaração difundida através das redes sociais.

Este ataque russo ocorreu durante visita do Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, que teve de descer com o resto da delegação para o piso subterrâneo que serve de abrigo no hotel de Kiev onde está instalado.