São algumas as marcas que já se aventuraram na produção de telemóveis dobráveis (em inglês denominados por foldable phones), mas a Apple não parecia ser uma das que queria entrar nesta corrida. Mas há mudanças neste campo, de acordo com informações avançadas pelo site tecnológico The Information, e sugestões deixadas por Tim Cook numa entrevista.
O site The Information, que cita fontes com conhecimento tecnológico direto da marca, avança que a Apple estará a produzir protótipos de telemóveis moldáveis em formato de concha - idêntica àquela usada nos modelos Z Flip da Samsung - ainda que as estimativas apontem que este produto não chegue ao mercado, pelo menos, antes de 2025.
O design dos Iphone tem sofrido alterações significativas, ainda que paulatinas. Espera-se que, com este novo modelo, estes telemóveis de formato habitualmente retangular venham a sofrer alterações mais visíveis quanto à forma, de modo a adaptar o formato ao efeito desejado.
De acordo com fontes do mesmo site, a produção destes protótipos estará a tardar, tendo em conta o desafio que é produzir os ecrãs no exterior do equipamento que tendem a partir com facilidade, dificultando, até ao memento, a produção desta nova versão.
Tim Cook “levanta o véu”…
Para além destas informações, também o CEO (diretor executivo) da Apple deixou algumas dúvidas no ar, quanto à possibilidade da marca estar a aventurar-se em novos territórios. Em entrevista à revista Vanity Fair, Tim Cook abordou um dos mais recentes produtos da marca, os óculos de realidade virtual Vision Pro.
Mas, foi também a propósito deste produto, que o diretor executivo da marca da maçã deixou no ar ideia de que poderiam estar a fazer testes com formatos de telemóveis dobráveis.
“Ele [Tim Cook, CEO da empresa] passa por salas restritas onde iPhones dobráveis e MacBooks com teclados retráteis ou televisores transparentes foram sonhados”, lê-se na entrevista dada pelo atual líder da marca tecnológica.
A variedade de telemóveis dobráveis ainda é diminuta no mercado, em parte pelo facto de ainda estarem a ser testados formatos - para os quais apenas algumas marcas terão avançado até ao momento - e também os elevados custos de produção, que se deverão refletir no custo final de venda ao público, tardam este novo formato a ter uma maior presença no mercado dos telemóveis.