Mundo

Joe Biden considera "perigoso" comentário de Trump sobre a NATO

Trump disse este fim de semana que encorajaria a Rússia a atacar os países da aliança atlântica caso não pagassem as dívidas. Biden considera que os comentários demonstram a vontade de abandonar os aliados em caso de ataque russo.

Joe Biden considera "perigoso" comentário de Trump sobre a NATO
KEVIN LAMARQUE

O Presidente norte-americano diz que os comentários de Donald Trump sobre a NATO são angustiantes e perigosos.

No domingo, num comício para a convenção republicana, na Carolina do Sul, Donald Trump veio encorajar uma agressão russa contra países europeus membros da NATO que não estejam a gastar 2% do orçamento para a defesa, a quem chamou de delinquentes.

Joe Biden considera que os comentários do possível adversário nas presidenciais demonstram a vontade de abandonar os aliados que são membros da NATO em caso de um ataque russo.

O secretário-geral da NATO já disse que qualquer sugestão de que os aliados não se vão defender uns aos outros "mina a segurança de todos" e expõe os soldados americanos e europeus a um risco acrescido.

Também um assessor da Casa Branca qualificou de confrangedoras e insensatas as palavras de Trump, num momento em que o ex-Presidente continua a fazer pressão para os congressistas republicanos deixarem de apoiar militarmente a Ucrânia, e abrir a possibilidades a uma eventual vitória da Rússia com a anexação dos territórios ocupados na Ucrânia.