Mundo

"Estou a ficar sem dinheiro": o último vídeo de Navalny é desta quinta-feira

Alexei Navalny, opositor de Putin que morreu esta sexta-feira, foi a tribunal na quinta-feira, onde, em jeito de brincadeira, pediu dinheiro ao juiz.

Loading...

Alexei Navalny apareceu em público pela última vez, por videochamada, numa audiência na penitenciária do Ártico russo, na quinta-feira, e aparentava estar de bom humor ao gozar, como tem sido seu apanágio, com o sistema penal da Rússia.

Alexei Navalny esteve presente em duas audiências, via videochamada, no tribunal de Kovrov, na quinta-feira, um dia antes de morrer no complexo prisional onde cumpria pena.

No vídeo, que está já a ser amplamente partilhado nas redes sociais, Navalny brinca com o juiz dizendo que lhe vai enviar o número da conta para que este lhe transfira dinheiro:

“É que estou a ficar sem dinheiro. E, graças à sua decisão, o dinheiro ainda vai acabar mais depressa. Por isso, por favor, envie o dinheiro. Pague”.

“Ele apareceu de boa saúde”

Em entrevista ao diário alemão Kölner Stadt-Anzeiger, o advogado alemão de Navalny, Nikolaos Gazeas, confirmou que na quinta-feira o seu cliente não aparentava estar mal de saúde. Gazeas disse ter visto as imagens de uma audiência na quinta-feira.

"Como de costume, ele apareceu de boa saúde e causou uma forte impressão", disse o advogado, segundo a agência francesa AFP.

Um dos advogados do político da oposição, Leonid Soloviev, afirmou que um dos defensores de Navalny teve oportunidade de o ver na quarta-feira e que "tudo estava normal na altura".

Alexei Navalny, considerado um dos principais opositores de Putin, morreu hoje, aos 47 anos, numa colónia penal na região do Ártico onde cumpria uma pena de 19 anos de prisão por extremismo.

As autoridades russas disseram que Navalny se sentiu mal depois de uma caminhada e que os médicos o tentaram reanimar durante mais de 30 minutos, antes de declararem o óbito. Acrescentaram que as causas da morte serão investigadas.