Um juiz de Nova Iorque, nos EUA, multou esta sexta-feira Donald Trump em 350 milhões de dólares, mais de 324 milhões de euros. A informação está a ser avançada pelas agências internacionais.
O ex-Presidente norte-americano também está proibido de gerir a empresa sediada em Nova Iorque durante três anos. É uma derrota esmagadora para Donald Trump no caso de fraude civil, explica o New York Times.
A decisão do juiz Arthur F. Engoron assinala o fim de um processo que já durava há vários anos e surge num momento em que o ex-Presidente enfrenta quatro processos criminais.
De acordo com a imprensa norte-americana, Donald Trump ficou proibido de ocupar cargos de alto relevo em empresas sediadas em Nova Iorque, incluindo a sua, aplicando a mesma medida aos filhos adultos do ex-Presidente por dois anos. Os filhos também terão de pagar uma multa de 4 milhões de dólares - mais de 3,7 milhões de euros - cada um.
O cargo de Eric Trump, um dos seus filhos, como executivo-chefe na “Trump Organization” (Organização Trump), pode ficar em causa depois desta decisão. Aliás, o veredito pode impedir que a empresa seja gerida por alguém da família no curto prazo.
Donald Trump deverá recorrer da decisão.