O Presidente da Ucrânia visita esta sexta-feira França e a Alemanha para assinar acordos de segurança com os dois países.
Num vídeo divulgado esta noite na rede social X, o Presidente ucraniano diz que está a “desenvolver uma nova arquitetura de segurança” para o país que será benéfico “não só aqui e agora, mas também a longo prazo”. Zelensky refere que se trata de algo que a Ucrânia nunca teve, mas de que sempre precisou.
Volodymyr Zelensky viaja primeiro para Berlim, onde será recebido ainda esta manhã pelo chanceler alemão, Olaf Scholz.
Mais tarde, já em Paris, o Presidente da Ucrânia vai encontrar-se com o presidente Emmanuel Macron, para discutirem a continuação da ajuda humanitária e financeira a longo prazo.
Será a terceira vez que Zelensky visita Paris desde o início da invasão russa na Ucrânia.
O acordo bilateral de segurança que a França e a Ucrânia devem assinar esta sexta-feira está a ser negociado há vários meses encontrando-se em linha com os outros tratados que Kiev já concluiu com outros membros da NATO.
Depois de visitar Berlim e Paris, Zelensky deve seguir para Munique este sábado, onde está previsto discursar e participar na 60.ª Conferência de Segurança de Munique.
Em Munique, o Presidente da Ucrânia deverá também reunir-se com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.