A mãe de Alexei Navalny, Lyoudmila Navalnaïa, e a sua equipa de advogados não foi autorizada a entrar na morgue. O principal opositor de Vladimir Putin morreu, na passada sexta-feira, aos 47 anos.
"A mãe de Alexei e os seus advogados chegaram à morgue esta manhã. Não foram autorizados a entrar. Um dos advogados foi literalmente empurrado para fora. Quando perguntaram à equipa se o 'corpo de Alexei estava lá, ele não respondeu', disse a porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, nas redes sociais.
A família e outras pessoas próximas de Alexei Navalny acusaram as autoridades russas de tentarem "apagar o rasto" dos "assassinos" ao recusarem entregar o corpo do opositor russo.
As causas da morte de Alexei Navalny ainda não foram oficialmente determinadas pelas autoridades russas. À mãe e aos advogados do ativista russo foi dito por fontes oficiais que o inquérito foi alargado, avança ainda Kira Yarmysh.
Alexei Navalny morreu subitamente, na passada sexta-feira, na prisão onde cumpria 19 anos de pena. Segundo o serviço penitenciário federal da Rússia, o ativista ter-se-á sentido mal após uma caminhada.
Navalny estava preso desde janeiro de 2021, quando regressou a Moscovo após ter recuperado na Alemanha do envenenamento por um agente nervoso, que atribuiu ao Kremlin.
Centenas de pessoas na Rússia prestarem homenagem a Navalny, criando memoriais improvisados nas ruas. De acordo com o grupo de defesa dos direitos humanos OVD-Info, a polícia deteve 401 pessoas até à noite de sábado.