Mundo

Joe Biden insulta Putin: é “um filho da mãe maluco”

O momento aconteceu durante uma angariação de fundos em São Francisco, na Califórnia. Esta não é a primeira vez que Joe Biden utiliza linguagem mais agressiva.

Joe Biden insulta Putin: é “um filho da mãe maluco”
EVELYN HOCKSTEIN

Joe Biden insultou Vladimir Putin durante um evento de angariação de fundos em São Francisco, na Califórnia, na quarta-feira. O Presidente norte-americano acusou o homólogo russo de ser um “filho da mãe maluco” e de impor uma ameaça nuclear ao mundo.

“Temos um filho da mãe maluco como o Putin e temos que estar sempre preocupados com um conflito nuclear”, disse Biden, citado pela agência Reuters.

Esta não é a primeira vez que Joe Biden utiliza linguagem mais agressiva. Em janeiro de 2022, foi ‘apanhado’ a usar o mesmo termo para insultar um jornalista da Fox News na Casa Branca.

Também não é inédito que o Presidente dos Estados Unidos fuja aos discursos preparados para as angariações de fundos. Recentemente, num destes eventos, acusou o Governo chinês, o Partido Republicano e Israel pelos bombardeamentos na Faixa de Gaza.

Os ataques a Putin também têm vindo a aumentar de tom. Na semana passada, numa reação à morte de Alexei Navalny, o Presidente dos EUA responsabilizou Vladimir Putin “e os seus rufias” pela morte do opositor russo na prisão.

“Não sabemos exatamente o que aconteceu, mas não há dúvidas de que a morte de Navalny foi uma consequência de algo que Putin e o seus rufias fizeram”, disse, na altura.

Biden e Putin continuam em profundo desacordo em relação à guerra na Ucrânia e as reações de Biden vieram aumentar (ainda mais) a tensão na amarga relação entre os EUA e a Rússia.

Na terça-feira, Joe Biden informou que os EUA vão anunciar um “grande pacote” de sanções contra a Rússia na sequência da morte de Navalny e também pela guerra na Ucrânia.

Recorde-se ainda que o principal adversário de Biden às Presidenciais norte-americanas, Donad Trump, tem expressado publicamente a sua ‘admiração’ pelo Presidente russo desde 2017. Não obstante, recentemente Trump comparou-se a Navalny, para dizer que ambos foram “perseguidos politicamente”.

"Não sei de onde raio vem esta comparação", afirmou Joe Biden na quarta-feira.