Mundo

EUA estão contra a reocupação israelita na Cisjordânia

A posição norte-americana surge depois de o ministro das Finanças Israelita, Bezalel Smotrich, ter anunciado a construção de mais 3.300 habitações em três colonatos da Cisjordânia.

Loading...

O secretário de Estado norte-americano disse que os Estados Unidos estão contra uma reocupação israelita em Gaza. Antony Blinken considera que o território não deve ser reduzido e critica a intenção de Israel de construir milhares de casas em três colonatos ilegais da Cisjordânia ocupada.

Numa conferência de imprensa em Buenos Aires, na Argentina, o secretário de Estado norte-americano revelou que os EUA estavam "desapontados" com o anúncio de Israel, uma vez que acreditam que a construção de casas nos colonatos da Cisjordânia é contraproducente para o restabelecimento da paz.

"São também incompatíveis com o direito internacional. A nossa administração mantém uma oposição firme à expansão de colonatos e, no nosso entender, isso apenas enfraquece, não fortalece, a segurança de Israel ", disse Blinken.

A posição norte-americana surge depois de o ministro das Finanças Israelita, Bezalel Smotrich, ter anunciado a construção de mais 3.300 habitações em três colonatos da Cisjordânia ocupada, decisão justificada pelo ataque palestiniano na quinta-feira que provocou a morte de um israelita na zona.