Mundo

Papa Francisco continua com gripe e tem agenda cancelada

Aos 87 anos de idade, Francisco é o terceiro Pontífice mais velho a governar a Igreja nos últimos 700 anos. Os médicos que o seguem dizem que, apesar de ter alguns problemas, respiratórios e de mobilidade, o Papa está muito bem.

Papa Francisco
Loading...

O Vaticano voltou a cancelar a agenda do Papa para esta segunda-feira, como já tinha acontecido no sábado. Francisco não tem febre, mas está com uma gripe leve e, por precaução, vai continuar em repouso.

Já no sábado tinha sido tomada a mesma decisão mas, no domingo, o Papa apareceu, como habitualmente, à janela do Palácio Apostólico, para o Angelus, na Praça de São Pedro.

Não é a primeira vez que a Santa Sé decide cancelar ou adiar compromissos do Sumo Pontífice, por questões de saúde. Em novembro, e muito contra a vontade de Francisco, foi obrigado a cancelar a viagem ao Dubai, para participar na cimeira do clima. Poucos dias antes, uma TAC tinha identificado uma inflamação pulmonar.

Aos 87 anos de idade, completados no último dia 17 de dezembro, Francisco é o terceiro Pontífice mais velho a governar a Igreja nos últimos 700 anos.

Os médicos que o seguem dizem que, apesar de ter alguns problemas, respiratórios e de mobilidade, está muito bem.

No ano passado, o Papa esteve internado duas vezes no Hospital Gemelli, em Roma. Primeiro durante quatro dias, devido a uma infeção respiratória, com alta a 1 de abril, depois durante mais 10 dias, em junho, para uma operação a uma hérnia abdominal.

Papa quer voltar a viajar

Mesmo assim, Francisco fez em 2023 cinco viagens internacionais, incluindo a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, e também nomeou 21 novos cardeais, presidiu ao sínodo dos bispos, entre centenas de outras cerimónias, audiências, telefonemas a chefes de Estado e de Governo.

Para este ano, Papa diz que espera poder viajar até à Bélgica, à Argentina e à Polinésia, pelo menos.