Um incêndio num centro comercial no Bangladesh fez 46 mortos, mas o balanço ainda é provisório. O fogo começou num restaurante, num bairro de luxo, da capital, Dacca.
O edifício de seis andares num bairro conceituado da capital do Bangladesh ficou assim depois de ter ardido por completo.
Horas antes eram estas as imagens do desespero.
O fogo começou num restaurante que ficava no primeiro andar deste centro comercial e propagou-se rapidamente.
Uma mulher conta que a irmã que tinha ido jantar fora com a filha ao aperceber-se do incêndio ligou para o marido a pedir que fosse até lá.
Foi e, a partir daí, nenhum dos três atendeu mais o telefone.
Além de cerca de meia centena de mortos, há várias pessoas estão internadas nos hospitais com queimaduras graves e em estado crítico.
Quem conseguiu sobreviver explica que fugiu o mais rápido que pode para o topo do edifício à espera que os bombeiros conseguissem chegar a tempo.
Pelo menos 75 pessoas foram resgatadas cerca de 40 estavam inconscientes devido à inalação de fumo.
As causas do incêndio estão a ser investigadas. Certo é que as falhas do prédio ao nível da segurança não deixam grandes dúvidas.
Este tipo de acidentes é frequente no Bangladesh, onde as normas de segurança na construção de edifícios são muitas vezes violadas e a fiscalização não funciona.
Neste caso, o dono deste centro comercial em Dacca, capital do país, já tinha sido notificado pelo menos três vezes para corrigir as falhas nas normas de segurança contra incêndio.