Mundo

Treino militar na Ásia: Cobra Gold envolve 10 mil soldados

A Tailândia acolhe, por estes dias, o maior exercício militar conjunto da Ásia, em que participam também os EUA. A principal potência militar da Ásia - a China - vai integrar o Cobra Gold mas apenas em ações cívicas conjuntas com a Índia.

Loading...

Disparos a partir do mar, helicópteros no ar. Paraquedistas em aproximação às praias de Chonburi, a sul de Bangkok. Não é uma invasão, mas sim exercícios para um desembarque de tropas num cenário de guerra.

São usados veículos anfíbios que transportam tropas tailandesas, sul-coreanas e dos Estados Unidos. O Cobra Gold é um exercício militar anual que envolve mais de 10 mil soldados.

Por lá, testa-se a capacidade e a interoperabilidade militar, sob um comando conjunto para eventuais cenários de ameaça, mas também de catástrofes. Na edição 43, até dia 10, juntam-se militares do Japão, Malásia, Singapura e Indonésia em treinos que incluem fogo real em terra e no ar, bem como ataques cibernéticos.

A principal potência militar da Ásia - a China - vai integrar o Cobra Gold mas apenas em ações cívicas conjuntas com a Índia.