Mundo

NATO inicia novos exercícios em larga escala para defender o recém-alargado território

Os soldados vão ter treino em terra, mar e ar. Metade do contingente fará exercícios terrestres, a outra metade distribui-se por mais de 50 navios, submarinos, fragatas, corvetas, porta-aviões e navios anfíbios e 110 aeronaves.

Loading...

A NATO iniciou novos exercícios em larga escala para defender o recém-alargado território, que inclui agora a nórdica Suécia. São mais de 20 mil os soldados de 13 países que participam nestas manobras de treino no Norte da Europa.

A NATO tem como objetivo nestes novos exercícios militares, a defesa do recém-alargado território, que inclui agora a Suécia.

Entre os outros países que vão integrar os exercícios, até 15 de março, estão a Bélgica, Reino Unido, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Espanha, Finlândia, Suécia e Estados Unidos.

Os soldados vão ter treino em terra, mar e ar. Metade do contingente fará exercícios terrestres, a outra metade distribui-se por mais de 50 navios, submarinos, fragatas, corvetas, porta-aviões e navios anfíbios e 110 aeronaves, entre caças, aviões de transporte, vigilância e helicópteros envolvidos nos exercícios.

Tanto a Suécia como a Finlândia desenvolveram laços apertados com a NATO depois da Guerra Fria, mas a adesão à Aliança apenas foi colocada em cima da mesa após a invasão russa na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022. Os dois países vizinhos pediram a adesão conjunta em maio desse ano.

Entretanto, a NATO inaugurou uma base área em Kucova, na Albânia, país que integra a aliança desde 2009. A NATO investiu cerca de 50 milhões de euros na infraestrutura, enquanto o governo albanês investiu cinco milhões de euros.