Mundo

EUA alertam para ataque terrorista "iminente" em Moscovo

A embaixada dos EUA na Rússia pede para que os cidadãos norte-americanos deixem o país de imediato e evitem grandes concentrações de pessoas nos próximos dias.

EUA alertam para ataque terrorista "iminente" em Moscovo
WITGOAWAY

A embaixada dos EUA na Rússia informa que há forte probabilidade de nos próximos dias Moscovo ser alvo de um ataque terrorista e pede para que os norte-americanos evitem viajar para o país.

A embaixada norte-americana em Moscovo tem também instado todos os cidadãos dos EUA a deixarem a Rússia de imediato. Apela ainda para que evitem eventos e locais com muitas pessoas.

"A embaixada está a monitorizar as informações de que os extremistas têm planos iminentes para atingir grandes concentrações em Moscovo, incluindo concertos. Os cidadãos norte-americanos devem evitar grandes concentrações nas próximas 48 horas", escreve a embaixada no seu site.

Segundo a agência Reuters, o alerta proveniente de Washington chega horas depois de os serviços de segurança russos terem impedido um ataque que tinha como alvo uma sinagoga e que seria levado a cabo por uma célula terrorista afegã do Estado Islâmico.

No é claro, para já, se os dois eventos estão relacionados.

Reino Unido também deixa alerta

A embaixada do Reino Unido na Rússia seguiu o alerta norte-americano e já imitiu um comunicado acerca da ameaça terrorista. Num comunicado partilhado na rede social X, os britânicos advertem contra toda e qualquer viagem à Rússia, aludindo ao alerta dos EUA.